quarta-feira, 6 de novembro de 2013

As 4 Operações fundamentais da matemática

Dentro da matemática , há 4 operações básicas que em toda vida  e em toda matemática sendo elas
+ (adição) - (subtração) x  (multiplicação) ÷  (divisão).
abaixo explicaremos elas.

ADIÇÃO (+)

Somar,adicionar,adquirir mais coisas, a adição pode ser feita nos números e por toda vida vamos ter exemplos dela sendo usada , ao adquirir dinheiro se temos 60 e ganhamos 700 , teremos 760 , o que é representado por 60 + 700 = 760 , se temos 10 maças e compramos mais 22 teremos 32 , 10 + 22 = 32 e assim vai infinitamente tudo que pode ser feito com adição desde 2 + 2 são 4 e 1259 + 963 são 2222.
ás vezes na adição , quando o resultado de dois números são maiores que 10 , deve acrescentar 1 encima da próxima casa e colocar no resultado  exemplo
                                                                    C | D | U |
                                                                     ¹  |  ¹ |     |
                                                                     3 | 6  | 9  |
                                                                 +  5 | 8  | 3  |
                                                                    ________
                                                                      9   5   2
Repare que o ¹ pequeno foi adionado e a adição 6 + 8 foi 6 + 8 + 1 = 15 sendo adicionado mais um ¹ na casa da centena

SUBTRAÇÃO -

O ato de subtrair , perder , dar ,  exemplos de subtração podem ser ao ato de você fazer compras no supermercado ou comer algo , se você tem 70 reais e faz uma compra de 25 , lhe resta 70 - 25 = 45 , ou se você tem 5 maças come 2 lhe resta 5 - 2 = 3.
Mas se na adição , adicionamos um número na próxima casa , na subtração "emprestamos" um número da próxima casa
                                                              M | C | D | U  |
                                                               ¹  | ¹³ | ¹² |      |
                                                               2 |  4 | 3  | ¹1 |
                                                          -    1 |  7 |  5 |  2 |
                                                              ____________
                                                                0   6    7    9

Ao "emprestar" repare que os números 2  4  3  1  passam a valer 1 , 13 , 12 , 11 , isso acontece porque uma dezena vale 10 unidade e uma centena vale 10 dezenas e etc.  então foram emprestadas 1 dezena para a unidade 1 valer + 10 ou seja , 11 e a dezena 30 passou  a valer 20 e denovo foi emprestado a centena 400 para dezena 20 valer 120 e a centena valer 300 , sem isso não seria possível subtrair 79 de 110 por exemplo

MULTIPLICAÇÃO X 

multiplicação é quando pega um número qualquer e se faz ele um tanto de vez como se somasse ele por exemplo 5x2 = 5+5=10 ,  5x6 = 5+5+5+5+5+5 = 30, partindo desse principio se faz a tabuada , sabendo a tabuada se sabe a multiplicação

Na multiplicação deve se conhecer a tabuada primeiro que é apresentada abaixo

0x0   = 0   1x0 = 0      2x0 = 0     3x0 =0      4x0 =0      5x0 =0     6x0 =0     7x0 =0      8x0 =0
0x1   = 0   1x1 = 1      2x1 = 2     3x1 =3      4x1 =4      5x1 =5     6x1 =6     7x1 =7      8x1 =8
0x2   = 0   1x2 = 2      2x2 = 4     3x2 =6      4x2 =8      5x2 =10   6x2 =12   7x2 =14    8x2 =16
0x3   = 0   1x3 = 3      2x3 = 6     3x3 =9      4x3 =12    5x3 =15   6x3 =18   7x3 =21    8x3 =24
0x4   = 0   1x4 = 4      2x4 = 8     3x4 =12    4x4 =16    5x4 =20   6x4 =24   7x4 =28    8x4 =32
0x5   = 0   1x5 = 5      2x5 = 10   3x5 =15    4x5 =20    5x5 =25   6x5 =30   7x5 =35    8x5 =40
0x6   = 0   1x6 = 6      2x6 = 12   3x6 =18    4x6 =24    5x6 =30   6x6 =36   7x6 =42    8x6 =48
0x7   = 0   1x7 = 7      2x7 = 14   3x7 =21    4x7 =28    5x7 =35   6x7 =42   7x7 =49    8x7 =56
0x8   = 0   1x8 = 8      2x8 = 16   3x8 =24    4x8 =32    5x8 =40   6x8 =48   7x8 =56    8x8 =64
0x9   = 0   1x9 = 9      2x9 = 18   3x9 =27    4x9 =36    5x9 =45   6x9 =54   7x9 =63    8x9 =72
0x10 = 0   1x10 = 10  2x10=20   3x10=30   4x10=40   5x10=50  6x10=60  7x10=70   8x10=80

9x0 =0       10x0 =0
9x1 =9       10x1 =10
9x2 =18     10x2 =20
9x3 =27     10x3 =30
9x4 =36     10x4 =40
9x5 =45     10x5 =50
9x6 =54     10x6 =60
9x7 =63     10x7 =70
9x8 =72     10x8 =80
9x9 =81     10x9 =90
9x10=90    10x10=100

após decorar isto saiba que multiplicações de números grandes são feitos primeiro a unidade de baixo multiplicado por todas casas de cima exemplo

 456 x 32  se faz primeiro 2 x 6 = 12 depois 2 x 5 = 10 depois 2 x 4 = 8 sendo adicionado a próxima casa  a dezena do resultado , exemplo 2x6 = 2 e adicionado 1 a próxima casa que é a dezena , e 2x5 = 0 + 1 que foi adicionado na última conta = 1 e  1 é adicionado a próxima casa  da centena , 4x2 = 8 + 1 que foi adicionado  = 9
¹ ¹
456
x   2
____
 912
se faz o mesmo processo na multiplicação do 3  mas nesse caso como o 3 é dezena , um número 0 é adicionado antes de fazer a conta
¹ ¹
456
x32
____
 912
     0
e ai sim se faz 3x6 , 3x5 , 3x4

    ¹ ¹
    ¹ ¹
    456
    x32
    ___
    912
13680

e por último soma os resultados

   912
  ¹
13680+
______
 14592

pronto , no caso da dezena antes do próximo resultado foi adicionado um 0 mas centenas adicionam 00 milhares 000 e etc..

DIVISÃO ÷

Logo a divisão se torna um pouco mais complicada no inicio , mas em meses você ja a domina sem problemas.
Há dois tipos de divisões , no caso da divisão que se faz do 2º ao 7º ano do ensino fundamental , há um resto , logo depois se usa o resto para continuar a divisão e atingir casas decimais para obter resultados exatos.
Na divisão há um DIVIDENDO ,DIVISOR , QUOCIENTE ,e RESTO que pode ser continuada a divisão.
eles ficam nesse formato

para explicar a divisão darei números para serem usados , usarei dividendo 52 divisor 7 para determinar o quociente e o resto.
para se fazer divisão antes de tudo deve determinar a tabuada do divisor de 1 a 9 no caso 7 = 7,14,21,28,35,42,49,56,63.
Após determinar a tabuada vamos ver o dividendo , começamos pelo 5 , que não divide o primeiro número da tabuada de 7 , que é 7 , logo 52 divide 7.
contamos o tanto de vezes 7 = 52 ou menor , no caso 49 é o mais próximo (7x7) então determina-se o quociente e se faz 52 - 49 para determinar o resto, que é = 3 , nesse formato fica a conta
                                                   
                                                     52     |__7____
                                                   - 49           7
                                                    ____
                                                        3
Caso precise continuar a conta do resto que é aprendido geralmente no 7º ou 8ºano do ensino fundamental , se coloca uma vírgula após o quociente e um 0 após o resto até o 0 ser o resto ou até termos uma Dizima períodica

                                                     52     |__7____
                                                   - 49        7,4285714....
                                                    ____
                                                        30
                                                       -28
                                                    _____
                                                            20
                                                           -14
                                                      _______
                                                               60
                                                              -56
                                                        ________
                                                                   40
                                                                  -35
                                                               _______
                                                                       50
                                                                      -49
                                                                   ________
                                                                          10
                                                                          -7
                                                                        _______
                                                                              30
                                                                             -28
                                                                            _______
                                                                                  2
•Geralmente quando se repete o resto , se termina a conta com uma dizima períodica representada pelos [...] , significa que a conta se continuasse seria inútil pois o mesmo resto quando dividi o divisor da o mesmo número para o quociente , ou seja ,428571428571428571... sempre se repetirá o [428571].

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