+ (adição) - (subtração) x (multiplicação) ÷ (divisão).
abaixo explicaremos elas.
ADIÇÃO (+)
Somar,adicionar,adquirir mais coisas, a adição pode ser feita nos números e por toda vida vamos ter exemplos dela sendo usada , ao adquirir dinheiro se temos 60 e ganhamos 700 , teremos 760 , o que é representado por 60 + 700 = 760 , se temos 10 maças e compramos mais 22 teremos 32 , 10 + 22 = 32 e assim vai infinitamente tudo que pode ser feito com adição desde 2 + 2 são 4 e 1259 + 963 são 2222.
ás vezes na adição , quando o resultado de dois números são maiores que 10 , deve acrescentar 1 encima da próxima casa e colocar no resultado exemplo
C | D | U |
¹ | ¹ | |
3 | 6 | 9 |
+ 5 | 8 | 3 |
________
9 5 2
Repare que o ¹ pequeno foi adionado e a adição 6 + 8 foi 6 + 8 + 1 = 15 sendo adicionado mais um ¹ na casa da centena
SUBTRAÇÃO -
O ato de subtrair , perder , dar , exemplos de subtração podem ser ao ato de você fazer compras no supermercado ou comer algo , se você tem 70 reais e faz uma compra de 25 , lhe resta 70 - 25 = 45 , ou se você tem 5 maças come 2 lhe resta 5 - 2 = 3.
Mas se na adição , adicionamos um número na próxima casa , na subtração "emprestamos" um número da próxima casa
M | C | D | U |
¹ | ¹³ | ¹² | |
2 | 4 | 3 | ¹1 |
- 1 | 7 | 5 | 2 |
____________
0 6 7 9
Ao "emprestar" repare que os números 2 4 3 1 passam a valer 1 , 13 , 12 , 11 , isso acontece porque uma dezena vale 10 unidade e uma centena vale 10 dezenas e etc. então foram emprestadas 1 dezena para a unidade 1 valer + 10 ou seja , 11 e a dezena 30 passou a valer 20 e denovo foi emprestado a centena 400 para dezena 20 valer 120 e a centena valer 300 , sem isso não seria possível subtrair 79 de 110 por exemplo
MULTIPLICAÇÃO X
multiplicação é quando pega um número qualquer e se faz ele um tanto de vez como se somasse ele por exemplo 5x2 = 5+5=10 , 5x6 = 5+5+5+5+5+5 = 30, partindo desse principio se faz a tabuada , sabendo a tabuada se sabe a multiplicação
Na multiplicação deve se conhecer a tabuada primeiro que é apresentada abaixo
0x0 = 0 1x0 = 0 2x0 = 0 3x0 =0 4x0 =0 5x0 =0 6x0 =0 7x0 =0 8x0 =0
0x1 = 0 1x1 = 1 2x1 = 2 3x1 =3 4x1 =4 5x1 =5 6x1 =6 7x1 =7 8x1 =8
0x2 = 0 1x2 = 2 2x2 = 4 3x2 =6 4x2 =8 5x2 =10 6x2 =12 7x2 =14 8x2 =16
0x3 = 0 1x3 = 3 2x3 = 6 3x3 =9 4x3 =12 5x3 =15 6x3 =18 7x3 =21 8x3 =24
0x4 = 0 1x4 = 4 2x4 = 8 3x4 =12 4x4 =16 5x4 =20 6x4 =24 7x4 =28 8x4 =32
0x5 = 0 1x5 = 5 2x5 = 10 3x5 =15 4x5 =20 5x5 =25 6x5 =30 7x5 =35 8x5 =40
0x6 = 0 1x6 = 6 2x6 = 12 3x6 =18 4x6 =24 5x6 =30 6x6 =36 7x6 =42 8x6 =48
0x7 = 0 1x7 = 7 2x7 = 14 3x7 =21 4x7 =28 5x7 =35 6x7 =42 7x7 =49 8x7 =56
0x8 = 0 1x8 = 8 2x8 = 16 3x8 =24 4x8 =32 5x8 =40 6x8 =48 7x8 =56 8x8 =64
0x9 = 0 1x9 = 9 2x9 = 18 3x9 =27 4x9 =36 5x9 =45 6x9 =54 7x9 =63 8x9 =72
0x10 = 0 1x10 = 10 2x10=20 3x10=30 4x10=40 5x10=50 6x10=60 7x10=70 8x10=80
9x0 =0 10x0 =0
9x1 =9 10x1 =10
9x2 =18 10x2 =20
9x3 =27 10x3 =30
9x4 =36 10x4 =40
9x5 =45 10x5 =50
9x6 =54 10x6 =60
9x7 =63 10x7 =70
9x8 =72 10x8 =80
9x9 =81 10x9 =90
9x10=90 10x10=100
após decorar isto saiba que multiplicações de números grandes são feitos primeiro a unidade de baixo multiplicado por todas casas de cima exemplo
456 x 32 se faz primeiro 2 x 6 = 12 depois 2 x 5 = 10 depois 2 x 4 = 8 sendo adicionado a próxima casa a dezena do resultado , exemplo 2x6 = 2 e adicionado 1 a próxima casa que é a dezena , e 2x5 = 0 + 1 que foi adicionado na última conta = 1 e 1 é adicionado a próxima casa da centena , 4x2 = 8 + 1 que foi adicionado = 9
¹ ¹
456
x 2
____
912
se faz o mesmo processo na multiplicação do 3 mas nesse caso como o 3 é dezena , um número 0 é adicionado antes de fazer a conta
¹ ¹
456
x32
____
912
0
e ai sim se faz 3x6 , 3x5 , 3x4
¹ ¹
¹ ¹
456
x32
___
912
13680
e por último soma os resultados
912
¹
13680+
______
14592
pronto , no caso da dezena antes do próximo resultado foi adicionado um 0 mas centenas adicionam 00 milhares 000 e etc..
DIVISÃO ÷
Logo a divisão se torna um pouco mais complicada no inicio , mas em meses você ja a domina sem problemas.
Há dois tipos de divisões , no caso da divisão que se faz do 2º ao 7º ano do ensino fundamental , há um resto , logo depois se usa o resto para continuar a divisão e atingir casas decimais para obter resultados exatos.
Na divisão há um DIVIDENDO ,DIVISOR , QUOCIENTE ,e RESTO que pode ser continuada a divisão.
eles ficam nesse formato
para se fazer divisão antes de tudo deve determinar a tabuada do divisor de 1 a 9 no caso 7 = 7,14,21,28,35,42,49,56,63.
Após determinar a tabuada vamos ver o dividendo , começamos pelo 5 , que não divide o primeiro número da tabuada de 7 , que é 7 , logo 52 divide 7.
contamos o tanto de vezes 7 = 52 ou menor , no caso 49 é o mais próximo (7x7) então determina-se o quociente e se faz 52 - 49 para determinar o resto, que é = 3 , nesse formato fica a conta
52 |__7____
- 49 7
____
3
Caso precise continuar a conta do resto que é aprendido geralmente no 7º ou 8ºano do ensino fundamental , se coloca uma vírgula após o quociente e um 0 após o resto até o 0 ser o resto ou até termos uma Dizima períodica
52 |__7____
- 49 7,4285714....
____
30
-28
_____
20
-14
_______
60
-56
________
40
-35
_______
50
-49
________
10
-7
_______
30
-28
_______
2
•Geralmente quando se repete o resto , se termina a conta com uma dizima períodica representada pelos [...] , significa que a conta se continuasse seria inútil pois o mesmo resto quando dividi o divisor da o mesmo número para o quociente , ou seja ,428571428571428571... sempre se repetirá o [428571].
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